Cresce consumo de energia solar no Brasil

 

Segundo levantamento do ministério de Minas e Energias, em 2021 a energia solar já representa 2,1% de toda a oferta de energia elétrica no país, enquanto em 2020 esse percentual esteve em 1,7%. A potência das unidades geradoras instaladas no Brasil soma atualmente 6,8 Gigawatts, o suficiente para atender cerca de 4,5 milhões de residências populares. Para se ter uma ideia, a potência total instalada em Itaipu, a maior hidroelétrica do país, é de 14 Gigawatts.

A alta nas contas de energia elétrica, provocada pela crise hídrica enfrentada pelo país, aumentou a busca pela energia solar. A chamada geração distribuída, quando o consumidor é responsável por proporcionar a produção energética, por meio de placas fotovoltaicas, está em crescimento.

Setor em expansão

 

Muitos fatores contribuem para o forte crescimento da oferta e da procura por energia solar. O mais recente foram os crescentes aumentos na tarifa de energia elétrica decorrentes da crise hídrica. Apenas no mês de setembro a elevação na tarifa da bandeira vermelha definido pela Aneel foi de 49,6% o que elevou a tarifa de energia em 6,8% em média.

Outro elemento importante para o setor de energia solar é a disponibilização de financiamento para a aquisição de equipamentos e instalação dos sistemas fotovoltaicos. De acordo com o Estudo Estratégico de Geração Distribuída realizado pela Grenner, em 2021 o financiamento bancário já representa 54% das modalidades de pagamento dos projetos de geração de energia solar instalados no país

Só até agosto, a capacidade instalada em todo o país cresceu 39,53%, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isto, com quatro meses a serem incorporados no somatório até o fim do ano.

Até dezembro, o crescimento projetado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para o setor é de 90%, passando de 4,4 gigawatts (GW) para 8,3 GW. A entidade entende que o potencial brasileiro para uso dessa fonte de energia renovável é enorme.

 

Comentarios do Facebook

Recommended Posts